quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mandrágora




Mandrágora





Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão:
Magnoliophyta
Classe:
Magnoliopsida
Ordem:
Solanales
Família:
Solanaceae
Gênero:
Mandragora
Espécie:
Mandragora officinarum





Mandrágora (Mandragora officinarum L.) vegetal famoso porque supostamente apresentam qualidades medicinais, atributos afrodisíacos, alucinógenos, analgésicos e narcóticos. Planta constituída por seis tipos de ervas perpétuas, sem troncos, dispostas diminutas rosetas de pétalas ovais, brancas, e imensas raízes divididas em dois ramais (ou mais) semelhantes a feições humanas. Espalhadas pelo Mediterrâneo e encontrado até o Himalaia. As frutas são similares a uma minúscula arma, uma espécie de porrete, e têm um intenso mau cheiro.
A expressão do vocábulo assírio ‘nam tar ira’, termo grego que significa planta, tem o sentido de ‘droga masculina de Namtar’, vegetal com fama de resolver problemas de esterilidade.
A utilização da raiz é bem remota, com referências nas Escrituras, Gênesis 30:14 e do Cantares 7:13.  Também está presente nos mitos da Idade Média. Dizem às lendas que, as raízes tinham que ser arrancadas da terra sob a luz da lua cheia, trazidas do subterrâneo por uma corda amarrada a um cachorro de cor preta. Se outro bicho ou um humano realizasse o mesmo trabalho, a raiz ‘vociferaria’ de tal forma o ser enlouqueceria ou morreria.
Suas virtudes narcóticas e alucinatórias foram manipuladas em ritos mágicos da bruxaria na Antiguidade Medieval. Algumas histórias relatam que a semente desta planta era o sêmen de um indivíduo morto na forca.
Na ficção esta planta é citada:
Romeu e Julieta, de William Shakespeare: poção para simular a morte.
Harry Potter, de J. K. Rowling: suas raízes são as protagonistas de uma aula de herbologia para matar as pessoas com um grito.
O Labirinto do Fauno: a substância que pode atenuar as conseqüências da gestação difícil da mãe da heroína Ofélia.
Playstation 2, Odin Sphere: medicamentos para os mais distintos objetivos.
Personagem do mangá – quadrinhos japoneses – Mx0: a planta adota o formato humano dotado de poderes mágicos.
Banda Ali Project: canção ‘Poisoner’
‘Cavaleira do Zodíaco’: canção ‘Poisoner’ fantástica denominada Queen de Mandragora.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandrágora
http://plantasmagicas.blog.com/2007/07/12/mandragora/


.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário